domingo, 23 de novembro de 2008

Emagrecimento. Quais as melhores atividades físicas para eu praticar?


Muitos estudos em forma de artigos, teses e livros tem abordado esse tema tão cobiçado por os praticantes de atividade física, o emagrecimento. Exercícios aeróbios, musculação, dieta, qual a melhor forma de emagrecer?


KRAEMER & FLECK (1999), WILMORE & GRIMDITCH et al (1979), GENTIL (2007), entre outros autores revelam que a musculação é a melhor forma de diminuir a gordura corporal, ocasionando assim o emagrecimento.


O ponto X da questão é o aumento do metabolismo basal, o metabolismo de repouso.


Mas e a esteira? as aulas de bike in door?


Bom, não estou dizendo que os exercícios aeróbios nao diminuem a gordura corporal, diminuem sim, mas a pratica somente de exercícios aeróbios perde também a massa magra, grande responsável pelo aumento do metabolismo de repouso, que os autores defendem tanto para um melhor emagrecimento. Nesses estudos citados a cima, comprovou-se que depois de uma sessão de musculação, o metabolismo do indivíduo fica alterado por até 14 horas, (isso mesmo, mais da metade do dia), enquanto que em uma sessão de atividade aeróbia, esse tempo passa a ser de até 6 horas.


Vou ilustrar o que acabei de dizer com um estudo em 1999 por KRAEMER, VOLEK e KEIJO HAKKIEN. Esses estudiosos fizeram um estudo de 12 semanas onde a amostra foi dividida em três grupos: dieta, dieta mais exercício aeróbios e dieta com exercícios aeróbios mais treino de força. Ao final da pesquisa todos os grupos conseguiram reduzir o peso, sendo a menor perda para o grupo de exercícios aeróbios. Em relação a este peso o grupo que praticou a musculação perdeu 97% do peso em gordura, contra 78% para exercícios aeróbios e dieta e 69% para a dieta somente, o qual perdeu uma quantidade significativa de massa magra (KRAEMER et al, 1999).


Então, além de aumentar a massa magra, os exercícios de musculação são ótimos para a prevenção de patologias, tratamento de enfermidades, correção de desvios posturais, e, como citei no texto acima, importantíssimo para a perda de gordura corporal.

Não estou dizendo que é para abolir os exercícios aeróbios, importantíssimos para o sistema cardivascular, apenas para salientar que não é o mais eficiente para o emagrecimento.


Qualquer dúvida e esclarecimentos sobre o tema ou outro assunto relacionado, não deixe de perguntar...



2 comentários:

Unknown disse...

po bixo, como q naoa avisas do teu blog, dei a ideia e o cara nem fala nada...
excelente hein, manda brasa nisso

abraco

; ) disse...

esse menino vai loooooooooongee...